segunda-feira, 15 de outubro de 2012

150 Grande ou US $ 1,50 em encargos moratórios na biblioteca pública?


O título deste artigo, para aqueles não familiarizados com o filme, é uma referência direta a uma citação do filme "Gênio Indomável". A linha é entregue por Matt Damon em uma cena que acontece num bar e que envolve uma briga entre um estudante de Harvard e seu amigo, interpretado por Ben Affleck, que mal fez o ensino médio. Modificado para a linguagem, a citação resume o valor de uma educação universitária como segue: "Você caiu 150 mil em uma educação que você poderia ter começado por US $ 1,50 em encargos moratórios na biblioteca pública."

Embora o conceito ignora o facto de um grau - e especialmente um de uma instituição com a história ilustre de Harvard - tem valor de mercado e abre portas para a alta pagando carreiras, também é muito astuto. Para aqueles que verdadeiramente se consideram "entradas auto", e que possuem auto-disciplina, a educação fantástico pode de fato ser tido por US $ 1,50 em encargos moratórios na biblioteca pública (ou menos, se você também está organizada e pronta). Para ser justo, uma mente afiada e compreensão boa leitura são, provavelmente, um pré-requisito para verdadeiramente educar a si mesmo dessa maneira, mas para aqueles com mais interesse em aprender do que realmente receber um diploma, fazendo-o solo é uma boa opção.

O problema, para muitos, é por onde começar. Certamente há uma grande variedade de livros disponíveis na biblioteca sobre todos os assuntos concebíveis, mas sem alguma direção é simplesmente ler sem qualquer finalidade específica. O desafio é criar um currículo e lista de leitura que se adequa aos objectivos determinados. Para começar, é obviamente necessário determinar o assunto ou assuntos que se deseja estudar. Posteriormente, a compilação de uma lista de títulos é o próximo passo, mas também o passo que pode ser mais preocupante.

Felizmente, existe uma grande diferença na maneira em que os departamentos da faculdade e universidade operar agora contra apenas 15 anos atrás. Ou seja, a Internet. Ao escavar um pouco para os sites de grandes colégios e universidades, pode-se encontrar as seleções de cursos para vários departamentos - incluindo os cursos de graduação e pós-graduação. Associado com curso seleções são, ocasionalmente, a lista de programa ou leitura associada com os cursos também. Professores vão frequentemente postar esta informação on-line com a intenção de disseminá-lo para seus alunos. No entanto, é frequentemente o caso que esta informação está disponível gratuitamente para o público ver bem, dando assim a auto-educando uma olhada nos materiais de leitura associados a determinados cursos.

Embora a pesquisa da Internet é provavelmente o método mais fácil e conveniente de criar uma lista de leitura e aprofundar em aprender por conta própria, existem outras possibilidades. Outras opções on-line incluem fóruns e grupos de discussão, onde o aluno auto-would-be pode ser capaz de conectar-se com estudantes ou professores para ter uma idéia do que eles estão usando para seus cursos. Se isso falhar, no entanto, antigos professores do ensino médio pode ser um recurso valioso. Professores do ensino médio que se especializam em um determinado assunto freqüentemente receberam graus na educação e esse assunto específico. Embora seja improvável que eles vão se lembrar sua formação no curso próprio da faculdade, também é improvável que eles vão fazer ouvidos de mercador a um ex-aluno perguntando a eles sobre novas oportunidades de aprendizagem, e pode ser de valor inestimável na construção de uma lista de leitura que se encaixa com o ideal de auto-aprendizagem.

Seja qual for a metodologia de realização de pesquisa e compilação de uma lista de leitura, o elemento importante de auto-educação será sempre descansar com a própria vontade de dedicar tempo e esforço para o processo. A leitura é um aspecto, mas a reflexão, escrever ensaios ou artigos sobre o assunto - que também pode ser percebida através de fóruns on-line e grupos de bate-papo - e até mesmo pedir o acompanhamento perguntas sobre os fóruns mesmos são todas instrumentais em continuar o processo de educação. Para aqueles com a unidade, uma educação livre não é apenas possível, mas também bastante valioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário