quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Xadrez e companheiro


O xadrez é um jogo de tabuleiro que é jogado em um 8 em 8 (64) tabuleiro quadrado, com quadrados adjacentes alternadas em preto e branco. É um jogo para dois jogadores eo objetivo é dar xeque-mate rei do seu oponente. Checkmate ocorre quando o rei do oponente é atacado e é incapaz de evitar a captura com o próximo movimento.

Cada jogador tem um conjunto de 16 peças, um rei, uma rainha, dois cavalos (cavalos), duas torres (elefante), dois bispos (camelos) e oito peões.

Nos tempos antigos, o xadrez era o jogo dos nobres e os reis, mas agora é jogado entre todos os níveis da sociedade e de todo o mundo. É sem dúvida o melhor jogo para melhorar a destreza mental e exige elevados níveis de concentração e análise. Mas é muito simples de entender e jogar e é um jogo altamente lógico, não há movimentos complexos e sem truques ou segredos.

Os antigos altamente valorizada a habilidade de jogar xadrez porque era e ainda é, um dos melhores jogos de estratégia e foi, portanto, uma ferramenta inestimável para um rei, para aprender a arte da estratégia em guerra. O jogo foi provavelmente derivada das batalhas da época. Se você perceber, o layout e as peças de xadrez são muito parecidos com as antigas batalhas indianos com camelos, cavalos, elefantes e infantaria, com o rei conduzindo o exército para a guerra com o objetivo de capturar ou abater o rei adversário.

O xadrez foi inventado na Índia por volta do século 6 e só foi ligeiramente modificada, os nossos antepassados ​​não teria tido muita dificuldade em compreender a versão moderna do jogo.

Shaturanga

"Shaturanga 'foi o mais antigo ancestral do jogo de xadrez, também chamado de" Chaturanga ", disse que era para ter sido inventado por um filósofo do século 6 indiana. O conceito dos quadrados e sessenta e quatro foi tirada de um jogo anterior chamado 'ashtâpada', um jogo de corrida antigo.

Shaturanga consistiu de uma batalha entre quatro exércitos, cada um sob um Rajah (rei) e tinha dois jogadores livremente alinhando-se contra os dois restantes. Havia quatro tipos de peças.

Infantaria - quatro peões, que se moveu um quadrado para a frente e capturado na diagonal,

Navio - Um navio que podia se mover na diagonal dois quadrados de cada vez, mas pode saltar sobre peças intermediárias,

Cavalaria - Um cavalo que se movia como um cavaleiro em Xadrez,

Elefantes - um elefante que se movia como uma Torre no xadrez,

E, claro, o Rajah, que se movia como o Rei no xadrez moderno.

O jogo iria começar com os quatro exércitos em filas duplas nos quatro cantos, as peças principais por trás da infantaria, como no xadrez. A única diferença a partir de outro Chess foi a utilização de um dado para decidir qual peça poderia ser movido. Cada um dos jogadores mudou, por sua vez, rolando um dado retangulares, com seus lados mais longos marcados 2, 3, 4 e 5.

2 era para os navios, 3 para a cavalaria, 4 para os elefantes e 5 para o rajá ou a infantaria.

Shatranj

Sob as leis hindus, o jogo tornou-se proibido e, portanto, os dados foram retirados. Também os exércitos aliados foram fundidas para formar um jogo de dois jogadores, com dezesseis peças cada e um dos rajás foi convertido em um primeiro-ministro, e foi feito muito fraco, só poderia dar um passo na diagonal. Outra modificação foi que os movimentos do elefante e do navio foram trocadas.

O jogo foi chamado Shatranj e é bastante próximo do moderno jogo de xadrez.

Shatranj mudou-se para a Pérsia cerca de 500 dC, e alcançou os reinos árabes por mais de 650 AD, ele então se mudou rapidamente para a Grécia, Meca e Medina. Por volta do ano 760, ele chegou à Europa, embora haja várias versões sobre a forma como o fez.

Xadrez na Ásia

O jogo manteve-se praticamente da mesma forma, mas levou em variações diferentes em lugares diferentes. Algumas das variantes assim formadas eram muito exótico, por exemplo, o Xadrez Circular e The Game Courier (Xadrez estendida jogado em um tabuleiro de 12 x 8). O jogo se metamorfoseou em Sittuyin na Birmânia, Shiang-Chi em chinês Changgi na Coréia, Sho-gi, no Japão e na Tailândia Makruk.

Xadrez Europeu

A forma moderna de xadrez se originou na Europa por volta do século 15. A maioria das regras atuais, como en passant, o roque, 'dois antecedência peão quadrado "no primeiro movimento, bem como o aumento dos poderes de certas peças foi realizada em seguida. Mudanças importantes foram a conversão do primeiro-ministro à rainha muito poderosa e não-restrição movimento do bispo diagonal do então duas praças.

Chess-peças

Até meados do século 19, os ricos usado muito delicado e peças de xadrez cara artesanal, mas que eram muito complicados de usar, às vezes, enquanto o resto das pessoas usavam pedaços de madeira, com apenas suas alturas para diferenciar as várias peças. Mas em 1847, João Jacques, um londrino, criou um projeto que teve o melhor dos dois mundos. Tinha peças facilmente distinguíveis, mantendo as diferenciações de altura e, portanto, todos estavam felizes.

Ao longo dos anos, os desenhos John Jacques foram ligeiramente modificados de modo a que as peças seria mais robusto e pode ser produzido em massa mais convenientemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário